Dia Nacional do Turismo – O acreditar na reconstrução

07/05/2021

Este Dia Nacional do Turismo será diferente de todos os outros. Devemos comemorar, sim, pois chegamos até aqui, dando o nosso melhor. Foi essa determinação que nos levantou como referência econômica no Brasil e, com essa mesma garra e perseverança, conseguiremos reerguer um dos maiores segmentos desse país. Não deixem de acreditar no nosso potencial. Aos poucos, nos reconstruiremos.

(Alexandre Sampaio (presidente da FBHA e presidente do Cetur-CNC,)  em seu artigo para Panrotas 2021.)

 

A comemoração do Dia Nacional do Turismo neste 2021 será muito diferente de outros anos. Mas a reconstrução depende de cada um de nós, que temos na atividade: O sustento e um futuro de prosperidade. 

 

A origem comemorativa:

Em 8 de maio de 1916, o governo do Paraná pediu a desapropriação das terras próximo das Cataratas do Iguaçu para criar um parque público. Essa data comemorativa foi oficialmente criada por meio da Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012, que entrou em vigor durante o governo de Dilma Rousseff.

Comemorar o Dia Nacional do Turismo é um ato de resistência, face a fase pandêmica enfrentada e sabendo que tantos profissionais dependem dessa indústria humana. Considerando que em 2019, o Brasil foi indicado como o quinto país no mundo onde os gastos com Viagens e Turismo tiveram o maior impacto no Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

A organização do trade de cada região, aliado a seus costumes e tradições, trazem um produto intimamente ligado à Cultura, belas paisagens e entretenimento para todas as idades. A riqueza do Brasil está pautada em sua atividade turística.

A flexibilização de horários de circulação, somados a vacinação em massa e uma consciência individual de autoproteção é a fórmula que se espera para a retomada definitiva deste setor da economia. Tal o exemplo de outros países.

Enquanto isso, estudos indicam que a aposta nos roteiros nacionais, com profissionais da área que saibam fazer com que a experiência de viajar seja agradável, positiva e sem dores de cabeça, esteja entre os pressupostos para o início de uma nova etapa de sucesso. Com a expectativa de melhoras para o ano de 2022.

Portanto, esse Dia Nacional do Turismo, deve ser comemorado sim, uma vez que a luta está pautada em manter os empresários do setor em movimento, para garantir a preservação da renda de tantas famílias que dependem da atividade em questão.

 

Fonte : Panrotas/mercado/opinião /brasilescola.uol

Imagem Turismo no Brasil - Rede Social

#valedoturismo

#dianacionaldoturismo

 

Comentários

Apoio