De Olímpia para Olympia da Grécia - A homenagem irmanada

23/08/2021

A Estância Turística de Olímpia entregou  neste domingo (22), um monumento em homenagem ao ato de irmanação com a Olympia Antiga, na Grécia, construiu um monumento em homenagem à essa irmanação, que foi entregue em uma cerimônia simbólica, transmitida simultaneamente para a Grécia também, valorizando os laços culturais e fraternos entre os povos e fortalecendo os atos entre as cidades coirmãs.

A  Deusa Nikki, conhecida como a Deusa Vitória, cuja história consta que foi esculpida, na época de 420 A.C, por Peonios de Mende, responsável também pelos pedestais do Templo de Zeus. A obra original ocupa uma sala especial do Museu Arqueológico da Antiga Olympia.

A cerimônia de entrega foi realizada , no domingo pela manhã (22) , respeitando os protocolos necessários. Entre as autoridades, estiveram presentes  o Cônsul Geral da Grécia Stylianos Hourmouziadis, e o então Ministro das Relações Exteriores, ex-senador Aloysio Nunes Ferreira Filho, que auxiliou no processo de irmanação.Além do deputado federal Geninho Zuliani, recepcionados pelo prefeito Fernando Cunha e seu vice Dr. Fábio Martinez, com outras autoridades locais.

O ato foi acompanhado, de forma virtual, por lideranças políticas, diretamente na Grécia, como o prefeito da Olympia grega, Georgios Georgiopoulos.Cujo ato,  consagrou um dos momentos marcantes da cerimônia, onde em tradução simultânea, o prefeito Georgios deixou uma mensagem pessoal e  muito carinhosa para a nossa Estância: 

Querido Prefeito, povo irmão de Olímpia

As relações de amizade assim como a irmanação entre a antiga Olympia e a cidade de Olímpia do Estado de São Paulo se fazem hoje ainda mais próximas.  A decisão da Prefeitura de Olímpia em criar esse monumento que representa a famosa escultura da deusa Nikki do escultor antigo grego Peonios nos deixa repletos de orgulho e entusiasmo. 

O original dessa estátua é uma das obras primas do Museu Arquiológico da antiga Olympia, do século V antes de Cristo. É , aliás, a mesma estátua que decora as medalhas das Olimpíadas modernas e simboliza a vitória que desce triunfante do céu. É o símbolo da luta do homem moderno que deseja prosperar, ultrapassar os limites, melhorar suas perspectivas. É o simbolo da constante evolução do homem para um futuro melhor.

E esse mesmo progresso desejo que sua cidade, querido Fernando, tenha sempre, que consiga abrir novos horizontes e vença todas as batalhas realizando seus objetivos.

Nos encontramos em junho de 2019, quando nossas cidades se irmanaram e, novamente em março de 2020 durante a cerimônia do acendimento da Tocha Olímpica dos jogos de Tóquio. Foi , então, que realizamos o primeiro Fórum das cidades irmãs afim de criar uma rede de cooperação e parcerias, com foco no desenvolvimento econômico e no intercâmbio cultural.

Querido Prefeito e cidadãos de Olímpia, espero que num futuro próximo tenhamos mais oportunidadesde reencontros presenciais e de parcerias, sabwendo que a amizade, a solidariedade e a fraternidade constituem valores diacrônicos da Antiga Olympia.

Agradecemos muito o seu gesto de prestar homenagem com essa maravilhosa solenidade a nossa cidade irmã.

Fiquem bem e sejam sempre vitoriosos!

 

Ainda no ato, a Pira Olímpica foi acesa pelo atleta Fausto Giannecchini, ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete, considerado uma lenda do basquete brasileiro, com a participação da equipe antiga do basquete de Olímpia e jovens do projeto de iniciação esportiva do Instituto Fausto Giannecchini. Justa homenagem ao atleta, que emocionado,  teve seu valor reconhecido por outras gerações.

 

A DEUSA DA VITÓRIA

A simbologia diz que a Deusa Nikki desce dos céus e toca seu pé esquerdo sobre a cabeça do ser humano que conquista uma vitória. Desde 2004, quando os Jogos Olímpicos foram celebrados em Atenas, sua imagem vem sendo cunhada nas medalhas de ouro, prata e bronze das Olimpíadas.

O monumento contemporâneo foi instalado em uma rotatória da Avenida Benatti, no Vale do Turismo, região do município que se encontra em plena expansão e onde se concentram os grandes empreendimentos turísticos locais.

No espaço, foi construída uma praça com paisagismo e edificada uma pedra fundamental como base para a estátua, totalizando cerca de 8 metros de altura. O projeto conta ainda com uma Pira Olímpica em referência às Olimpíadas, tendo em vista que a cidade coirmã é berço dos Jogos Olímpicos.

O projeto edificado na Estância Turística de Olímpia, a pedido do prefeito Fernando Cunha, é uma réplica da imagem original autorizada pela municipalidade grega, que forneceu o estudo das proporções da deusa em modelo 3D, sendo a escultura executada pelo conceituado artista plástico, Romildo Cardozo.

O projeto arquitetônico do espaço foi elaborado pelo arquiteto da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Sérgio Oliveira da Silva Carvalho, com supervisão do secretário da pasta, Leandro Gallina.

 

Comentários

Apoio