A literatura que brota da FLO

17/04/2019

Do dia 16 a 18 de abril acontece a Festa Literária de Olimpia, FLO, em sua primeira edição.

A realização é da Associação Olimpia para Todos, estando à frente do projeto,  a escritora Maria Antônia de Oliveira (idealizadora) e Cristina Prado (Turismo) com Mylene Gonçalves (presidente da associação) na coordenação geral do evento. O apoio é da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olimpia.

Mylene Gonçalves, Maria Antônia e Cristina Prado também se divertem com a Emília

A edição 2019 vem homenageando o escritor brasileiro Monteiro Lobato e tem como principais atividades a realização da feira de troca de livros usados, exposição da coleção do autor homenageado, exibição de vídeos, contadores de histórias e no período da noite o Sarau.

Momento de Poesia no Sarau - Edney Favero com a palavra.

Várias escolas do município vêm prestigiando a FLO.  O primeiro horário é tomado por crianças pequenas que se divertem com as personagens  vivas da Narizinho e Emília, grandes destaques nas histórias de Lobato.

Para os jovens, escritores de nossa região, falam de suas obras,    fazendo a troca com os alunos, através de muita brincadeira, com direito ao “bolinho de chuva da Tia Anastácia”ao final de cada apresentação.

Para os amantes da poesia, o sarau é um momento ímpar para declamações e trocas de conhecimento. Além da música que vem para complementar o ambiente. Ao final das apresentações, convidados são contemplados com sorteio de brindes oferecidos por empresas parceiras.

Célia Cornacini - Recebendo mimos da Barak Brownieria

Dentre as atividades juvenis, destaca-se o bilhete que você deixa para o “Whatsapp do  Monteiro Lobato”. Além do Varal de Cordéis, idealizado pelo professor Estevão.

A ideia de somar a literatura à tecnologia definitivamente é a pegada da feira literária. O publico infanto-juvenil traz para sua realidade um banho de entretenimento e cultura numa linguagem comum ao universo de todos.

Enfim, o Mundo Mágico de Monteiro Lobato invadiu a cabeça das novas gerações, mostrando na literatura uma forma de aprendizado que em muito combina com o entretenimento.  Talvez o nosso Sítio do Pica-Pau Amarelo, faça de sua magia o encantamento para novas gerações que irão colher em seus jardins imaginários uma linda e, pequena FLO!

Parabéns a todos!

 

Comentários

Apoio